O que é destilação do petróleo?

Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação.

Onde ocorre a destilação fracionada do petróleo?

A destilação fracionada do petróleo é feita nas refinarias.

Como funciona o craqueamento do petróleo?

O craqueamento térmico ou pirólise é processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas, isto é, pelo aquecimento da substância na ausência de ar ou oxigênio a temperaturas superiores a 450°C, formando uma mistura de compostos químicos com propriedades muito semelhantes às do diesel de …

Qual a fração do petróleo com maior número de carbonos essa fração é utilizada para quê?

A fração líquida é desdobrada em muitos produtos, como éter do petróleo a benzina, a ligroína que são importantes dissolventes orgânicos. A fração mais importante é a gasolina, na qual predominam alcanos com 6 a 8 átomos de carbono.

O que é as frações do petróleo?

O processo de separação dos componentes do petróleo é chamado, de uma forma geral, de refino, e as substâncias que são separadas são chamadas de frações. As frações mais conhecidas do petróleo são: Gasolina (combustível para carros e motos, por exemplo); … Gás liquefeito de petróleo (utilizado como combustível no fogão).

Onde é usado a mistura homogênea em derivados do petróleo?

Massa asfáltica (utilizada para pavimentação de ruas); Betume (utilizado para realizar impermeabilização); Parafina (utilizada na fabricação de velas, por exemplo); Gás liquefeito de petróleo (utilizado como combustível no fogão).

Qual a função do craqueamento catalítico?

É um processo químico que transforma frações mais pesadas em outras mais leves através da quebra de moléculas dos compostos reagentes, fazendo o uso de catalisadores.

Qual é o objetivo da operação de craqueamento?

Craqueamento térmico é usado atualmente para “melhorar” frações pesadas (“upgrading” “visbreaking”), ou para a produção de frações leves ou destilados, combustível de queimadores e/ou coque de petróleo.

O que se faz na refinaria?


As refinarias de petróleo são organizadas em etapas de processos industriais com o objetivo de separar os compostos que formam o petróleo. Vários materiais utilizados no mundo contemporâneo são provenientes das frações do petróleo como a gasolina, o diesel, o querosene, o butano, o propano, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.