Como ocorre a reprodução humana contemplando as etapas da fecundação da gestação e do parto?
A fecundação humana é o momento de encontro do espermatozoide com o óvulo. Em seguida o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e inicia-se o processo de formação do embrião. A fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, que dá início à gravidez, constituem a concepção.
Como se dá a fisiologia da menstruação?
O ciclo menstrual nada mais é do que um processo cíclico decorrente da secreção alternada de quatro principais hormônios: estrógeno e progesterona (secretados principalmente nos ovários), Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH), os dois últimos, secretados pela hipófise .
Qual a fisiologia do sistema reprodutor feminino?
O sistema reprodutor feminino apresenta órgãos que garantem a formação de gametas, hormônios e o desenvolvimento adequado do bebê. O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção dos hormônios progesterona e estrógeno e também pela produção dos gametas femininos.
O que os ovários produzem?
Os ovários são responsáveis por produzir importantes hormônios sexuais: o estrógeno e a progesterona. O estrógeno é o hormônio responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. É responsável também pela regeneração do endométrio depois de ocorrer a menstruação.
Qual a fisiologia do sistema reprodutor masculino?
O sistema reprodutor masculino é responsável pela produção dos espermatozoides e pela produção de testosterona, um importante hormônio. O sistema reprodutor masculino produz os gametas masculinos e o hormônio testosterona.
Quais os hormônios que atuam no sistema reprodutor feminino?
Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona, produzidos principalmente pelos ovários durante a vida reprodutiva. Além disso, o hormônio folículo-estimulante (FSH, sigla em inglês) é produzido pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro.
Qual exame mede a testosterona feminina?
O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.
Quais os órgãos que produzem hormônios?
As principais glândulas do sistema endócrino que individualmente fabricam um ou mais hormônios específicos, são:
- Hipotálamo.
- Hipófise.
- Glândula tireoide.
- Glândulas paratireoides.
- Células ilhotas do pâncreas.
- Glândulas adrenais.
- Testículos em homens e ovários na mulher.
Como ocorre a liberação de um hormônio?
Hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos. Esses produtos são secretados pela glândula na própria corrente sanguínea e seguem até o seu alvo, onde se ligam a receptores específicos, desencadeando o funcionamento daquele tecido ou órgão.
O que fazer para ter hormônios?
1. Ter uma alimentação rica em zinco e vitaminas
- Ingerir alimentos ricos em zinco, como ostras, fígado, feijão, castanha ou sementes de girassol, por exemplo;
- Ingerir alimentos ricos em vitamina D, como salmão, sardinhas ou ovo. …
- Comer alimentos ricos em vitamina A, como manga, espinafres, tomate ou óleo de peixe.
Quais hormônios a Glandula Hipofise produz?
São hormônios secretados pela hipófise:
- hormônio folículo-estimulante,
- hormônio luteinizante,
- hormônio estimulador da tireoide,
- hormônio adrenocorticotrófico,
- prolactina,
- hormônio do crescimento,
- ocitocina,
- hormônio antidiurético.
Quais são os tipos de receptores para os hormônios exemplifique?
Tipos de receptores Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.